Lista de recursos

 

Para crianças

Cartilhas

 

 

 

 

 

 

Jogos

Teatro

 

 

Músicas

 

Para adolescentes

Poemas

 

Para pais e professores

Vídeos

Vídeos informativos

 

 

 

Formação para professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro

 

 

Outras fontes

Crianças

 

 

 

 

Adolescentes

Cartilha do Ministério Público de Goiás - orienta crianças e adolescentes de comunidades quilombolas, em especial os Kalungas, sobre o que é violência sexual e o que fazer, caso ela ocorra.

 

 

 

 

Para pais e professores

 

Material de apoio sobre educação sexual para jovens com e sem deficiência e suas famílias

Original em espanhol

 

Indicação de livros pela Caos.a

Livros para falar sobre segurança íntima com crianças e adolescentes

1) "Sem mais segredo: Juju uma menina muito corajosa"

Juju é uma menina alegre que vê sua vida mudar ao ter que guardar um segredo. O livro ajuda as crianças pequenas a reconhecerem uma situação de abuso e ensina como agir em tais situações.
* Não conseguimos encontrar a informação de qual faixa etária específica esse livro é recomendado. 

2) "Segredo Segredíssimo",  aborda através da história de amizade entre duas amigas, a importância de se manter um diálogo aberto e a real importância das crianças estarem bem informadas para contar aos adultos quando o abuso ocorre. O livro fala também sobre afeto e acolhimento da família no momento pós abuso. Voltado ao público infantil na faixa etária de 06 a 12 anos.
            
3) “Meu corpo é especial”  é um guia para que a família converse sobre abuso sexual. O livro ainda conta com um pequeno questionário com perguntas para saber em que nível está a compreensão da criança sobre esse assunto. Livre para todos os públicos.

4) "Meu corpo, meu corpinho.”

Neste livro a criança entrará em contato com conceitos primordiais para se defender : privacidade,integridade física e proteção. Roseli Mendonça e Sidney Meirelles apresentam de forma lúdica a importância de  saber dizer “não” e como é fundamental que pais e filhos mantenham um diálogo aberto. Recomendado para crianças acima de dois anos.

5) "Leila"

Conta a história de uma baleia que graças ao seu diálogo aberto com amigos, consegue se libertar de seu agressor e voltar a nadar feliz, porque a situação a deixava triste demais. Ambientado no fundo do mar, esse livro é muito importante porque alerta para a principal ferramenta que os abusadores geralmente usam: o pacto de manter tudo em segredo. “Leila” ainda conta com ilustrações belíssimas e é indicado para crianças a partir dos 8 anos de idade

6) “Tom, Elis e Chico."

Tom, Elis e Chico conta a história de três irmãos que após sofrerem abuso sexual perdem toda a alegria que tinham.  Este livro serve como base para alertar e conscientizar pais e educadores acerca desse tema. Indicado para crianças de 4 a 10 anos

Livros para auxiliar mães, pais e quem exerce a parentalidade, a educarem crianças que construam com amor uma sociedade mais justa, igualitária e pacífica.


1) "Como educar crianças feministas"
Escrito em formato de carta da autora para uma amiga que acaba de ter filhos, "Como educar crianças feministas" procura tornar prática uma educação igualitária.
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie Editora : Companhia das Letras

2) "Criando com amor em tempos de ódio"
Nesta obra, Ligia Moreiras propõe formas de como criar crianças não machistas,antirracistas e não lgbtqia+fóbicos. 
Ainda nesta obra, a autora expõe como o ódio vem influenciando a forma como as crianças crescem e qual seu impacto no cotidiano de suas vidas. 
Autora: Ligia Moreiras Editora: Cientista que virou mãe

3) "Educação não violenta"
Fazendo uso dos conceitos de comunicação não violenta, de Marshall Rosenberg, da atenção plena (mindfulness), do zen-budismo, a disciplina positiva, de Jane Nelsen, e a inteligência emocional, de Daniel Goleman, Elisama Santos propõe uma maneira de educação em que o respeito e o amor sirvam como base para pais e filhos desenvolverem  autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência e assim serem mais pacíficos.

Autor: Elisama Santos e
Editora: Paz e Terra

Livros para falar com crianças sobre menstruação:

Rito de passagem da infância para a adolescência, a menarca é, muitas vezes, motivo de muitas dúvidas. Foi pensando nisso que selecionamos esses quatro títulos que abordam a primeira menstruação de forma delicada e instrutiva sobre esse essencial assunto de saúde íntima.

 

1) Menstruação sem vergonha e sem tabu

Mesmo sendo um processo tão natural do corpo, muita gente acredita
que é uma doença e que não devemos falar sobre o assunto. A Plan International Brasil fez este livreto para contar histórias de como algumas meninas lidam com a menstruação.

https://plan.org.br/wp-content/uploads/2020/02/livreto-menstruacao-sem-vergonha-sem-tabu-sempre-livre-plan-international.pdf

 

2) Os segredos de Alice

Educação Menstrual e Ginecologia Natural para mães, adolescentes, todas as pessoas que querem conhecer melhor a menstruação, TPM, ovulação, integrando o nosso interior com nosso exterior, de Bia Fioretti.

https://www.biafioretti.com.br/os-segredos-de-alice-educacao-menstrual

2) "A Menina Que Virou Lua"
Escrito pela contadora de histórias, terapeuta corporal e ativista, Morena Cardoso, A menina que virou Lua é um livro que fala sobre a primeira menstruação segundo costumes e memórias ancestrais femininas que exaltavam o orgulho diante desse importante acontecimento. .
Autora: Morena Cardoso. Editora: Letramento Faixa Etária: a partir de 7 anos

4) "Meu livrinho vermelho"
Meu livrinho vermelho reúne cem histórias sobre a menarca de mulheres das mais variadas culturas e gerações. Passando por situações embaraçosas e outras emocionantes, esse é com certeza um bom título para mostrar como um mesmo acontecimento pode ser encarado de diversas formas, de acordo com a época e o contexto sócio-histórico.
Autora: Rachel Kauder Nalebuff. Editora: Galera Record. Faixa Etária: Adolescentes

5) "Não se incomode"
Antigamente, quando as mulheres menstruavam, costumavam dizer "Estou incomodada". Vem daí o título desse livro, escrito por Debbie Palen, em parceria com a adolescente de 15 anos, Jennifer Gravelle. As autoras procuram responder às dúvidas mais frequentes, não só em relação à menstruação propriamente dita, como também às mudanças que geralmente acompanham esse período.
Autoras :Debbie Palen e Jennifer Gravella. Editora: Companhia das Letras. Faixa Etária: Adolescentes

6) "Já Começou Pra Você?"
Menstruação não precisa ser motivo de vergonha nem tabu. Já começou pra você? pretende deixar a timidez de lado e conversar abertamente sobre as dúvidas e inseguranças desse período.
Autora: Ruth Tomson. Editora: Melhoramentos. Faixa Etária: Adolescentes

7) "A mamãe Sangra"
Com linguagem lúdica e acessível, e escrito pela Mestre em comunicação social pela UFPR, Claudia Pacheco, esse livro tem como objetivo auxiliar as crianças a tratarem a menstruação de forma leve, natural e sem tabus. Você pode encontrar mais informações obre o livro no excelente site https://www.amamaesangra.com.br/
Autora: Claudia Pacheco
Editora: Arte
Faixa Etária: Livre

8) "O tesouro de Lilith"
Disponível em nove idiomas e escrito pela espanhola Carla Trepat, "O tesouro de Lilith" trata não somente do tema menstruação, mas também sexualidade e prazer.
O livro ainda dispõe de um site super completo com informações sobre a autora e outros livros sobre o tema. Vale a pena visitar: https://otesourodelilith.net/
Autora:Carla Trepat
Editora: Carla Trepat Casanovas Faixa Etária: livre

9) "Menina x Mulher - Menarca"
Por ser a menstruação um tema raramente abordado, muitas informações ainda chegam de forma superficial para as meninas. Através da educação de adolescentes e púberes, esse livro pretende trazer à tona a compreensão do universo feminino no que se compõe em relação a sua fisiologia.
Autora: Rejane Constante da Cunha
Editora: Buqui
Faixa Etária: Livre

10) "Período"
Altamente recomendado para educadores e cuidadores, "Período" aborda de forma acessível o tema da menstruação. A autora tem como principal intuito tirar a menstruação do lugar de tabu para passar a ocupar um lugar de naturalidade na sociedade, assim como qualquer outro assunto que diz respeito ao corpo humano.
Autora: Patricia Lemos
Editora: booksmile
Faixa Etária: Livre

Fonte: Indicações de livros - Caos.a

folha bullet.png