Lista de recursos
​
Para crianças
​
Cartilhas
​
Cartazes e Folhetos
​
-
Cartazes e folhetos com QR Code para imprimir em papel ou adesivo e espalhar por ônibus, barcos, metrô, postos de saúde, assistência, escolas, elevadores etc
https://drive.google.com/drive/folders/1ZpOkWHWs1NUKQ-EfUrLK3KDn2HjA7GFB
Jogos
​
​
Teatro
​
Músicas
​
​
Baixe e compartilhe nas redes sociais
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Baixe e compartilhe nas redes sociais
​
​
​
​
​
​
​
​
Livros
​
​
​
​
​
Para adolescentes
​
Poemas
​
Para pais e professores
​
Vídeos
​
Vídeos informativos
​
​
​
​
​
Formação para professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro
​
​
​
Outras fontes
​
Crianças
​
​
​
​
Adolescentes
​
Cartilha do Ministério Público de Goiás - orienta crianças e adolescentes de comunidades quilombolas, em especial os Kalungas, sobre o que é violência sexual e o que fazer, caso ela ocorra.
​
​
​
​
​
Promoção da cultura de paz nas escolas
​
​
Para pais e professores
Material de apoio sobre educação sexual para jovens com e sem deficiência e suas famílias
Original em espanhol
​
​
-
Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - CEEVSCA/RS
Orientações para profissionais da Assistência Social, Saúde e Educação
https://justica.rs.gov.br/upload/arquivos/202301/31155353-guia-02.pdf
​
Orientações para Conselheiros e Conselheiras Tutelares
https://justica.rs.gov.br/upload/arquivos/202301/31155354-guia-03.pdf
​
Orientações para Profissionais dos Serviços de Atendimento Direto a Crianças e Adolescentes
https://justica.rs.gov.br/upload/arquivos/202301/31155356-guia-04.pdf
​
Orientações para Visitadores do Primeira Infância Melhor (PIM), Programa Criança Feliz (PCF) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS)
https://justica.rs.gov.br/upload/arquivos/202301/31155358-guia-05.pdf
​
Indicação de livros pela Caos.a
​
Livros para falar sobre segurança íntima com crianças e adolescentes
​
1) "Sem mais segredo: Juju uma menina muito corajosa"
Juju é uma menina alegre que vê sua vida mudar ao ter que guardar um segredo. O livro ajuda as crianças pequenas a reconhecerem uma situação de abuso e ensina como agir em tais situações.
* Não conseguimos encontrar a informação de qual faixa etária específica esse livro é recomendado.
2) "Segredo Segredíssimo", aborda através da história de amizade entre duas amigas, a importância de se manter um diálogo aberto e a real importância das crianças estarem bem informadas para contar aos adultos quando o abuso ocorre. O livro fala também sobre afeto e acolhimento da família no momento pós abuso. Voltado ao público infantil na faixa etária de 06 a 12 anos.
3) “Meu corpo é especial” é um guia para que a família converse sobre abuso sexual. O livro ainda conta com um pequeno questionário com perguntas para saber em que nível está a compreensão da criança sobre esse assunto. Livre para todos os públicos.
4) "Meu corpo, meu corpinho.”
Neste livro a criança entrará em contato com conceitos primordiais para se defender : privacidade,integridade física e proteção. Roseli Mendonça e Sidney Meirelles apresentam de forma lúdica a importância de saber dizer “não” e como é fundamental que pais e filhos mantenham um diálogo aberto. Recomendado para crianças acima de dois anos.
5) "Leila"
Conta a história de uma baleia que graças ao seu diálogo aberto com amigos, consegue se libertar de seu agressor e voltar a nadar feliz, porque a situação a deixava triste demais. Ambientado no fundo do mar, esse livro é muito importante porque alerta para a principal ferramenta que os abusadores geralmente usam: o pacto de manter tudo em segredo. “Leila” ainda conta com ilustrações belíssimas e é indicado para crianças a partir dos 8 anos de idade
6) “Tom, Elis e Chico."
Tom, Elis e Chico conta a história de três irmãos que após sofrerem abuso sexual perdem toda a alegria que tinham. Este livro serve como base para alertar e conscientizar pais e educadores acerca desse tema. Indicado para crianças de 4 a 10 anos
​
​
Livros para auxiliar mães, pais e quem exerce a parentalidade, a educarem crianças que construam com amor uma sociedade mais justa, igualitária e pacífica.
1) "Como educar crianças feministas"
Escrito em formato de carta da autora para uma amiga que acaba de ter filhos, "Como educar crianças feministas" procura tornar prática uma educação igualitária.
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie Editora : Companhia das Letras
2) "Criando com amor em tempos de ódio"
Nesta obra, Ligia Moreiras propõe formas de como criar crianças não machistas,antirracistas e não lgbtqia+fóbicos.
Ainda nesta obra, a autora expõe como o ódio vem influenciando a forma como as crianças crescem e qual seu impacto no cotidiano de suas vidas.
Autora: Ligia Moreiras Editora: Cientista que virou mãe
​
3) "Educação não violenta"
Fazendo uso dos conceitos de comunicação não violenta, de Marshall Rosenberg, da atenção plena (mindfulness), do zen-budismo, a disciplina positiva, de Jane Nelsen, e a inteligência emocional, de Daniel Goleman, Elisama Santos propõe uma maneira de educação em que o respeito e o amor sirvam como base para pais e filhos desenvolverem autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência e assim serem mais pacíficos.
Autor: Elisama Santos e
Editora: Paz e Terra
​
Livros para falar com crianças sobre menstruação:
​
Rito de passagem da infância para a adolescência, a menarca é, muitas vezes, motivo de muitas dúvidas. Foi pensando nisso que selecionamos esses quatro títulos que abordam a primeira menstruação de forma delicada e instrutiva sobre esse essencial assunto de saúde íntima.
1) Menstruação sem vergonha e sem tabu
Mesmo sendo um processo tão natural do corpo, muita gente acredita
que é uma doença e que não devemos falar sobre o assunto. A Plan International Brasil fez este livreto para contar histórias de como algumas meninas lidam com a menstruação.
https://plan.org.br/wp-content/uploads/2020/02/livreto-menstruacao-sem-vergonha-sem-tabu-sempre-livre-plan-international.pdf
2) Os segredos de Alice
Educação Menstrual e Ginecologia Natural para mães, adolescentes, todas as pessoas que querem conhecer melhor a menstruação, TPM, ovulação, integrando o nosso interior com nosso exterior, de Bia Fioretti.
https://www.biafioretti.com.br/os-segredos-de-alice-educacao-menstrual
2) "A Menina Que Virou Lua"
Escrito pela contadora de histórias, terapeuta corporal e ativista, Morena Cardoso, A menina que virou Lua é um livro que fala sobre a primeira menstruação segundo costumes e memórias ancestrais femininas que exaltavam o orgulho diante desse importante acontecimento. .
Autora: Morena Cardoso. Editora: Letramento Faixa Etária: a partir de 7 anos
4) "Meu livrinho vermelho"
Meu livrinho vermelho reúne cem histórias sobre a menarca de mulheres das mais variadas culturas e gerações. Passando por situações embaraçosas e outras emocionantes, esse é com certeza um bom título para mostrar como um mesmo acontecimento pode ser encarado de diversas formas, de acordo com a época e o contexto sócio-histórico.
Autora: Rachel Kauder Nalebuff. Editora: Galera Record. Faixa Etária: Adolescentes
5) "Não se incomode"
Antigamente, quando as mulheres menstruavam, costumavam dizer "Estou incomodada". Vem daí o título desse livro, escrito por Debbie Palen, em parceria com a adolescente de 15 anos, Jennifer Gravelle. As autoras procuram responder às dúvidas mais frequentes, não só em relação à menstruação propriamente dita, como também às mudanças que geralmente acompanham esse período.
Autoras :Debbie Palen e Jennifer Gravella. Editora: Companhia das Letras. Faixa Etária: Adolescentes
6) "Já Começou Pra Você?"
Menstruação não precisa ser motivo de vergonha nem tabu. Já começou pra você? pretende deixar a timidez de lado e conversar abertamente sobre as dúvidas e inseguranças desse período.
Autora: Ruth Tomson. Editora: Melhoramentos. Faixa Etária: Adolescentes
​
7) "A mamãe Sangra"
Com linguagem lúdica e acessível, e escrito pela Mestre em comunicação social pela UFPR, Claudia Pacheco, esse livro tem como objetivo auxiliar as crianças a tratarem a menstruação de forma leve, natural e sem tabus. Você pode encontrar mais informações obre o livro no excelente site https://www.amamaesangra.com.br/
Autora: Claudia Pacheco
Editora: Arte
Faixa Etária: Livre
8) "O tesouro de Lilith"
Disponível em nove idiomas e escrito pela espanhola Carla Trepat, "O tesouro de Lilith" trata não somente do tema menstruação, mas também sexualidade e prazer.
O livro ainda dispõe de um site super completo com informações sobre a autora e outros livros sobre o tema. Vale a pena visitar: https://otesourodelilith.net/
Autora:Carla Trepat
Editora: Carla Trepat Casanovas Faixa Etária: livre
9) "Menina x Mulher - Menarca"
Por ser a menstruação um tema raramente abordado, muitas informações ainda chegam de forma superficial para as meninas. Através da educação de adolescentes e púberes, esse livro pretende trazer à tona a compreensão do universo feminino no que se compõe em relação a sua fisiologia.
Autora: Rejane Constante da Cunha
Editora: Buqui
Faixa Etária: Livre
10) "Período"
Altamente recomendado para educadores e cuidadores, "Período" aborda de forma acessível o tema da menstruação. A autora tem como principal intuito tirar a menstruação do lugar de tabu para passar a ocupar um lugar de naturalidade na sociedade, assim como qualquer outro assunto que diz respeito ao corpo humano.
Autora: Patricia Lemos
Editora: booksmile
Faixa Etária: Livre
​
​
​
Fonte: Indicações de livros - Caos.a
​
Guia Cuidado Menstrual de Pessoas com e sem deficiência (Fiocruz)
​
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60198
​​
​
JOVENS E ADULTOS: EMOÇÕES, RELACIONAMENTOS, SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA
​
​Educação Sexual e Afetividade para pessoas com deficiência cognitiva (em espanhol - Chile)
Centro UC Síndrome de Down - PUC - Chile
​
​
https://centroucdown.uc.cl/#documentos_descargables
​
​
​
​
​​
​
​