top of page
  • eumeprotejobrasil

Projeto "Eu me protejo" busca prevenir a violência contra crianças - Sintonia Nacional/EBC

Projeto "Eu me protejo" busca prevenir a violência contra crianças



Coordenadora e idealizadora do programa falou sobre a importância desta ação e a criação do material informativo, que é acessível e gratuito

Sintonia Nacional No AR em 28/06/2021 - 16:00


Em entrevista a Glaucia Araujo, no programa Sintonia Nacional, Patrícia Almeida, mãe, jornalista, especialista em Estudos da Deficiência e idealizadora e coordenadora do projeto "Eu Me Protejo" falou sobre a iniciativa.

O “Eu Me Protejo” surgiu da união de diversos profissionais de diferentes áreas como: educação, comunicação, psicologia, direito, medicina, ativistas dos direitos humanos e das crianças.

O grupo tem o objetivo principal de produzir um material acessível e gratuito para ajudar a prevenir a violência contra crianças. Durante a entrevista, Patrícia conta um pouco sobre as motivações que a levaram à criação do projeto.

"Foi a minha filha que motivou tudo isso. Ela tem Síndrome de Down e eu tive que explicar pra ela como se proteger no caso de abuso sexual. Daí eu fiz uma cartilha, um livro, que a gente chama de desenho universal para aprendizagem", conta Patrícia sobre o material elaborado com frases curtas e ilustrações autoexplicativas. O material acabou servindo não só para a filha, mas para todas as crianças.

Outros profissionais abraçaram a causa, engrossando o conteúdo do material produzido. O material, segundo Patrícia: "serve inclusive para criança pequena, que ainda não lê, como serve também pra jovens com deficiência, pra eles aprenderem a como se prevenir contra o abuso", conta ela.

"Esse assunto ficou muito polêmico, muito sensível. Acham que educação sexual é ensinar a criança a fazer sexo e isso não tem nada a ver", comenta ela durante a entrevista.

Ainda segundo a especialista, crianças muito pequenas costumam ser as maiores vítimas de abuso, especialmente aquelas que têm alguma deficiência, que não sabem diferenciar o que é ajuda e o que é abuso.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no no link abaixo.


28 visualizações0 comentário
bottom of page