top of page
  • Foto do escritorEu me Protejo

Projeto Eu Me Protejo recebe prêmio Neide Castanha de direitos humanos

Atualizado: 22 de set. de 2020

Todos os anos projetos relacionados com direitos das crianças e adolescentes são premiados



Em 2020, o projeto de educação para prevenção contra a violência sexual infantil, Eu Me Protejo, recebeu o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, na categoria Produção de Conhecimento.

Eu Me Protejo é um projeto gratuito, inclusivo, independente e voluntário, desenvolvido colaborativamente por aproximadamente cinquenta especialistas, que se uniram com o objetivo de criar uma cartilha para propagar o assunto. A cartilha é toda adaptada para as crianças, de modo que elas possam aprender a se defender de possíveis abusos ou como lidar nesse tipo de situação. Hoje, é possível encontrar gratuitamente a cartilha em português, LIBRAS, inglês, espanhol e videolivro, basta acessar o site do projeto. Além do conteúdo para as crianças, é possível encontrar material de apoio para famílias e educadores conversarem com os pequenos desde cedo sobre os seus corpos e como protegê-los.

Segundo a fundadora do projeto, a jornalista Patrícia Almeida, ...

A forma de abordagem foi muito discutida pelo grupo, a linguagem, as ilustrações, as cores e o modo de falar. Desde o princípio houve cuidado para não afastar pais e professores que muitas vezes se sentem constrangidos ao abordar o tema com as crianças.

As ilustrações mostram as crianças sempre vestidas e não há menção direta a sexualidade. Caso os pais queiram avançar nas explicações, podem fazê-lo por meio do material disponível no site como boas práticas.

A linguagem é clara e os exemplos concretos e diretos, sem metáforas ou eufemismos que possam comprometer o entendimento da criança. Os personagens refletem a diversidade humana, com diferentes características, cores de pele (albino, indígena, negro), deficiência (síndrome de Down, deficiência física), criança com óculos e com sobrepeso. O anúncio dos premiados foi feito durante o evento virtual pelos 20 Anos do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, em 18 de maio de 2020.





Sobre Projeto Eu Me Protejo:


Projeto que surgiu com o apoio de aproximadamente cinquenta profissionais determinados em divulgar e propagar conteúdos para familiares, professores e crianças com o objetivo de conscientizar a todos sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes. O projeto possui uma cartilha especialmente criada para crianças explicando como se proteger de possíveis casos de abuso, é possível baixar o conteúdo em português, inglês, espanhol, LIBRAS e um videolivro.





88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page