top of page
  • eumeprotejobrasil

Estimativas globais de violência contra crianças com deficiência: uma revisão sistemática atualizada




Revista The Lancet


Resumo


Fundo


Evidências de meta-análises anteriores mostram que crianças (de 0 a 18 anos) com deficiência sofrem grande violência. Durante a última década, houve um aumento substancial no volume de dados disponíveis e, portanto, pretendemos atualizar as evidências e fornecer uma estimativa global atual da violência contra crianças com deficiência.


Métodos


Para esta revisão sistemática e meta-análise, pesquisamos 18 bancos de dados internacionais de língua inglesa para estudos observacionais publicados em inglês ou chinês entre 17 de agosto de 2010 e 16 de setembro de 2020 e três bancos de dados chineses para estudos publicados desde o início do banco de dados até 16 de setembro , 2020. Usamos termos de pesquisa estruturados em torno dos conceitos de deficiência, criança e violência, definindo violência como violência física, emocional ou sexual, ou negligência, e considerando deficiência como deficiências físicas, mentais, intelectuais e sensoriais e doenças crônicas . Também pesquisamos 11 repositórios da literatura e pesquisamos manualmente as listas de referência dos registros incluídos em estudos observacionais. Fizemos dupla triagem de registros para estudos que mediram a violência contra crianças com deficiência. Excluímos estudos que incluíam apenas pessoas que sofreram violência ou que não forneceram estimativas separadas para crianças se adultos também fossem incluídos. Dois autores extraíram independentemente os dados e avaliaram a qualidade do estudo. Reunimos estimativas usando meta-análises de efeitos mistos em três níveis e fizemos análises de subgrupos. Este estudo foi registrado prospectivamente no PROSPERO, CRD42020204859.


Achados


Encontramos e selecionamos 26 204 registros, dos quais excluímos 25 844. Avaliamos 386 artigos em texto completo e finalmente incluímos 98 estudos (com 16 831 324 crianças) em nossa análise. Nossos resultados mostraram que a prevalência geral de violência contra crianças com deficiência foi de 31,7% (IC 95% 27,1–36,8; I2=99,15%; 16,807 154 crianças, 92 estudos) e a razão de chances geral de crianças com ou sem deficiência que sofreram violência foi de 2,08 (1,81–2,38; I2=91,5%; 16,811,074 crianças, 60 estudos). As análises de sensibilidade sugeriram um alto grau de certeza para essas estimativas, embora houvesse um alto grau de heterogeneidade na maioria das estimativas. Houve algum risco de viés de publicação, embora os estudos incluídos fossem, em média, de qualidade média. As estimativas de violência diferiram pelo tipo de violência, deficiência e agressor. Crianças em contextos economicamente desfavorecidos eram especialmente vulneráveis ​​a sofrer violência.


Interpretação


Esta revisão mostra que as crianças com deficiência sofrem uma alta carga de todas as formas de violência, apesar dos avanços na conscientização e nas políticas nos últimos 10 anos. Nossos resultados indicam a necessidade de maiores parcerias entre disciplinas e setores para proteger as crianças com deficiência da violência. Pesquisas adicionais bem projetadas também são necessárias, especialmente em populações sub-representadas e economicamente desfavorecidas.





22 visualizações0 comentário
bottom of page