Colaboradores

Autoras

Patricia Almeida – Carioca, 54 anos, mãe de Amanda, 15, Cecilia, 25, e Luiza, 26. Jornalista, funcionária pública e mestranda em Estudos da Deficiência (City University of New York). Trabalhou como editora nas TVs Educativa e Manchete, e produtora na BBC Brasil. Criadora da agência de notícias Inclusive – Inclusão e Cidadania, GADIM – Global Alliance for Disability in Media and Entertainment, GADIM Brasil, Odimídia – Observatório da Diversidade na Mídia. Cofundadora do  Movimento Down, Movimento Zika. Membro do Conselho da Down Syndrome International. Membro do Juri do prêmio Internacional Diversify TV Mipcom (Cannes). Colaboradora do Instituto MetaSocial, da campanha Ser Diferente é Normal. Criadora dos programas Brasileirinhos em Nova York e Brasileirinhos em Genebra. Conselheira da Brasil em Mente. Medalha da Ordem do Rio Branco – Grau Cavaleiro – Ministério das Relações Exteriores.

 

Neusa Maria – escritora, poeta, ativista dos direitos humanos, palestrante, professora de princípios éticos e cidadania, psicóloga especialista em saúde mental. Fundadora do projeto Renascer contra a violência doméstica e pelos direitos humanos em Samambaia-DF e membro do Projeto Valorizando a Vida da Associação Maria de Nazaré em Samambaia-DF. Membro-consultor da Comissão de Igualdade Racial da OAB-DF. Ativista social, inscrita e habilitada no Siscult - Sistema de Gestão Cultural da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Criadora dos projetos historinhas Mágicas Infantis, que deram origem a 16 livros infantis, Encontro com o autor de incentivo à leitura, cultura e etnia nas escolas públicas do Distrito Federal, e Arte Como Instrumento de Crítica e Empoderamento Social, que desde 2000 faz um trabalho contra o analfabetismo funcional em escolas das cidades satélites do DF. Livros publicados: A Princesinha Negra, o Cordel Diário de Bordo do Projeto Mulheres Inspiradoras, Mundo de Yoshiro, Carolina e a Poesia “Onde Começa a Violência” - 2ª Coletânea GAEB do Livro Contos e Poesias do Grupo Associado de Escritores Brasileiros.

Ilustrações Rafael Domingos https://www.behance.net/rafdomingos

Designer Cecilia Quental  @c.quental (site e identidade visual)

Diagramação Douglas Silva dhenriquedesign@outlook.com

Equipe de desenvolvimento do material 

O projeto foi construído em Grupo de WhatsApp pela seguinte equipe interdisciplinar de diversos estados do Brasil e do exterior:

 

  1. Adrianna Reis – psicóloga, especialista em bioética, saúde mental e autismo, tem uma filha com autismo.

  2. Alex Duarte - cineasta, ativador social, trabalha com empoderamento de adultos com deficiência intelectual.

  3. Ana Carolina – psicóloga do Adolescentro.

  4. Ana Claudia Brandão – pediatra do Ambulatório de Síndrome de Down do Hospital Albert Einstein, e mãe de um rapaz com síndrome de Down – SP.

  5. Ana Laura Pacheco – pesquisadora, doutora em psicologia, pós doutora em psicanálise, especialista em infância, sexuação e feminilidade, psicanalista e mãe de um rapaz com síndrome de Down.

  6. Ana Tavares – assistente social, trabalha na assistência a brasileiros do consulado do Brasil em Nova York.

  7. Anna Paula Feminella - educadora, ativista na defesa de direitos humanos e trabalhistas, integra a Rede Brasileira de Inclusão, é cadeirante.

  8. Andrea Barbi – coordenadora, mediadora e consultora dos programas de empregabilidade do Instituto MetaSocial e mãe de uma moça com síndrome de Down.

  9. Bárbara Barbosa – especialista em acessibilidade.

  10. Bia Fioretti - publicitária, cineasta, tem doutorado em comunicação e saúde pública e é autora da caderneta da gestante do Ministério da Saúde, com mais de 8 milhões de exemplares.

  11. Carla Mauch – coordenadora técnica do Instituto Mais Diferenças.

  12. Caroline Arcari – pedagoga, escritora, mestre em educação sexual, criadora do projeto Pipo e Fifi de prevenção contra a violência infantil.

  13. Cristiane Zamari - advogada, secretária da Pessoa com Deficiência do município de Santos – SP, tem um filho com síndrome de Down.

  14. Dayane Fernanda Rodrigues, mãe da Maria Vitoria, que é surda e tem deficiência intelectual, enfermeira, Posgraduada em Libras,  técnica em enfermagem do Centro Psicossocial Infanto-Juvenil, membro do Conselho Municipal da criança e adolescente.

  15. Daniela Karmelli – psicóloga, especialista em desenvolvimento de projetos, especialmente na área da deficiência.

  16. Débora Mascarenhas – psicóloga, psicopedagoga, mestre em Diversidade e Inclusão, especialista em linguagem simples.

  17. Deidmaia Lima - terapeuta ocupacional, responsável pelo grupo de jovens do Crisdown;

  18. Fábio Façanha – professor de jiu jitsu do Projeto Lutando pela Inclusão, surdo, tem um irmão com síndrome de Down.

  19. Fausta Cristina – pedagoga, blogueira sobre autismo (Mundo da Milena), tem uma filha com autismo, mora em Londres.

  20. Fernanda Borges - psicanalista, mãe de uma adolescente com síndrome de Down.

  21. Fernanda Santana – presidente da Abraça – Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo e autista.

  22. Fernanda Sodelli – psicóloga, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, desenvolve projetos na área de deficiência, direitos sexuais e reprodutivos, prevenção HIV/IST/AIDS e sexualidade.

  23. Flavia Pereira - professora de Letras Língua Portuguesa, Secretaria de Educação DF, escotista, Coordenadora Especial de diversidade e inclusão dos Escoteiros do Brasil DF, mãe de uma menina com deficiência física e comprometimentos congnitivos.

  24. Flavia Cortinovis – administradora, do Consolidar Diversidade, profissional especializada em emprego apoiado das pessoas com deficiência, tem um filho com síndrome de Down.

  25. Gabriela Laborda – criadora do Chat21 de acolhimento a famílias com filhos com síndrome de Down

  26. Giordana Garcia - policial civil há 20 anos, palestrante, formação em Letras, Pós Graduada em Segurança Pública e Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, mediadora de conflitos familiares, mãe de um menino com síndrome de Down.

  27. Gisele Costa - advogada, membro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Defciência, tem uma filha com paralisia cerebral.

  28. Gislane Campos Azevedo – mestre em História Social, autora de livros didáticos, tem um filho com deficiência intelectual.

  29. Gloria Salles - diretora da Associação Carpe Diem, com diversas ações pelo empoderamento de pessoas com deficiência intelectual, tem uma filha com síndrome de Down.

  30. Juliana Righini – assistente social, consultora, mediadora de grupo de autodefensores, jovens com deficiência intelectual e famílias, diretora da ANEA Associação Nacional de Emprego Apoiado.

  31. Karina Figueiredo – assistente social, mestre em política social, coordenadora do CECRIA - Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes e secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

  32. Keise Nóbrega – terapeuta Ocupacional, doutoranda e mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, com pesquisa sobre educação sexual para pessoas com deficiência intelectual.

  33. Kiki Faria – professora de Educação Física especialista em síndrome de Down e em esportes e atividades físicas para pessoas com deficiência, fundadora do Ampliar Movimento e da BIAA - Biblioteca Itinerante dos Amigos da Angel. 

  34. Leandro Ziotto – criador da 4Daddy, ONG de participação paterna na vida dos filhos, integrante dos Grupos de Trabalho "Criança e Adolescente" da Rede Nossa SP, e "Homens pela Primeira Infância" da Rede Nacional Primeira Infância.

  35. Lia Carolina Rossi - jornalista, roteirista e produtora de conteúdo audiovisual para educação. 

  36. Lilian Galvão - psicóloga, Educadora, Especialista em Estudos sobre violência contra crianças e adolescentes, consultora de organismos internacionais.

  37. Lisane Marques Lima – consultora em gestão e desenvolvimento de políticas públicas, assistente social, atuante em assuntos de infância e deficiência.

  38. Lívia Borges – advogada, psicóloga, participou do projeto Anjos Parceidos, da PM do DF, para prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, mãe de uma menina com síndrome de Down.

  39. Madalena Nobre – professora aposentada da Secretaria de Estado da Educação do DF, primeira presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, ex-membro de diversos conselhos federais de direitos, tem um filho adulto com síndrome de Down e autismo.

  40. Maria Paula Teperino – psicóloga, psicanalista cadeirante, com trabalho voltado para o atendimento especializado em pais com filhos com deficiência.  

  41. Mariana Reade – autora, roteirista, mãe de uma menina com síndrome de Down.

  42. Marília Lobão – psicóloga, ex-funcionária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

  43. Marilza Arcanjo - psicóloga, pedagoga e sexóloga.

  44. Marlene Dias Carvalho – procuradora federal aposentada, membro da Associação Reviver Down, mãe de uma moça com síndrome de Down.

  45. Melina Sales – jornalista, criadora da CaminhaDown DF, mãe de uma menina com síndrome de Down.

  46. Moema Brasil – doutora em ciências do comportamento e mestre em psicologia, vice-presidente do Instituto Ápice Down e psicóloga do Crisdown.

  47. Nancy Pereira da Costa – psicóloga clínica, com especialização em deficiência. 

  48. Patricia Monteiro Lima Chagas – psicopedagoga, mestre em diversidade e Inclusão, terapeuta e pesquisadora, trabalha com jovens e adultos com deficiência intelectual na FAETEC.

  49. Paula Ayub – psicóloga, diretora do Centro de Convivência Movimento, local para acompanhamento de pessoas no espectro autista, especializada em terapia familiar e autismo.

  50. Projeto Anjos Parceiros da PMDF para prevenção e enfrentamento da violência sexual em crianças e adolescentes. 

  51. Reinaldo Seriacopi – autor de livros didáticos, tem um filho com deficiência intelectual.

  52. Rita Louzeiro – pedagoga, mulher com autismo e assistente pessoal de autista severo.

  53. Rosana Queiroz - educadora, mãe de uma mulher com síndrome de Down.

  54. Sergio Meresman – psicanalista uruguaio, mestre em saúde comunitária, especialista em desenvolvimento inclusivo, com décadas de experiência em trabalhos com jovens com deficiência e consultor de governos e agências internacionais. Autor de “Es parte de la vida”, guia sobre educação sexual publicada pelo UNICEF.

©Eu Me Protejo 2020
  • Ativo 55
  • Ativo 52
  • Ativo 56