Autoras

Neusa Maria 

   Escritora, poeta, ativista dos direitos humanos, palestrante, professora de princípios éticos e cidadania, psicóloga especialista em saúde mental. Fundadora do projeto Renascer contra a violência doméstica e pelos direitos humanos em Samambaia-DF e membro do Projeto Valorizando a Vida da Associação Maria de Nazaré em Samambaia-DF. Membro-consultor da Comissão de Igualdade Racial da OAB-DF. Ativista social, inscrita e habilitada no Siscult - Sistema de Gestão Cultural da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Criadora dos projetos historinhas Mágicas Infantis, que deram origem a 16 livros infantis, Encontro com o autor de incentivo à leitura, cultura e etnia nas escolas públicas do Distrito Federal, e Arte Como Instrumento de Crítica e Empoderamento Social, que desde 2000 faz um trabalho contra o analfabetismo funcional em escolas das cidades satélites do DF. Livros publicados: A Princesinha Negra, o Cordel Diário de Bordo do Projeto Mulheres Inspiradoras, Mundo de Yoshiro, Carolina e a Poesia “Onde Começa a Violência” - 2ª Coletânea GAEB do Livro Contos e Poesias do Grupo Associado de Escritores Brasileiros.

Patricia Almeida

   Carioca, 54 anos, mãe de três mulheres. Funcionária pública federal, jornalista e mestre em Estudos da Deficiência (CUNY - City University of New York). Trabalhou como editora nas TVs Educativa e Manchete e como produtora na BBC Brasil. Criadora da agência de notícias Inclusive – Inclusão e Cidadania (Prêmios Educação em Direitos Humanos e Orgulho Autista), GADIM – Global Alliance for Disability in Media and Entertainment, GADIM Brasil, Odimídia – Observatório da Diversidade na Mídia. Cofundadora do  Movimento Down, Movimento Zika e Adoções Necessárias. Membro do Conselho da Down Syndrome International. Membro do Juri do prêmio Internacional Diversify TV Mipcom (Cannes). Colaboradora do Instituto MetaSocial, da campanha Ser Diferente é Normal. Criadora dos programas Brasileirinhos em Nova York e Brasileirinhos em Genebra. Conselheira da Brasil em Mente. Medalha da Ordem do Rio Branco – Grau Cavaleiro – Ministério das Relações Exteriores.

Colaboradores

Equipe de desenvolvimento do material 

O projeto foi construído em Grupo de WhatsApp pela seguinte equipe interdisciplinar de diversos estados do Brasil e do exterior:

 

  1. Adrianna Reis – psicóloga, especialista em bioética, saúde mental e autismo, tem uma filha com autismo.

  2. Alex Duarte - cineasta, ativador social, trabalha com empoderamento de adultos com deficiência intelectual.

  3. Ana Carolina – psicóloga do Adolescentro.

  4. Ana Claudia Brandão – pediatra do Ambulatório de Síndrome de Down do Hospital Albert Einstein, e mãe de um rapaz com síndrome de Down – SP.

  5. Ana Laura Pacheco – pesquisadora, doutora em psicologia, pós doutora em psicanálise, especialista em infância, sexuação e feminilidade, psicanalista e mãe de um rapaz com síndrome de Down.

  6. Ana Tavares – assistente social, trabalha na assistência a brasileiros do consulado do Brasil em Nova York.

  7. Anna Paula Feminella - educadora, ativista na defesa de direitos humanos e trabalhistas, integra a Rede Brasileira de Inclusão, é cadeirante.

  8. Andrea Barbi – coordenadora, mediadora e consultora dos programas de empregabilidade do Instituto MetaSocial e mãe de uma moça com síndrome de Down.

  9. Bárbara Barbosa – especialista em acessibilidade.

  10. Bia Fioretti - publicitária, cineasta, tem doutorado em comunicação e saúde pública e é autora da caderneta da gestante do Ministério da Saúde, com mais de 8 milhões de exemplares.

  11. Carla Mauch – coordenadora técnica do Instituto Mais Diferenças.

  12. Caroline Arcari – pedagoga, escritora, mestre em educação sexual, criadora do projeto Pipo e Fifi de prevenção contra a violência infantil.

  13. Cristiane Zamari - advogada, secretária da Pessoa com Deficiência do município de Santos – SP, tem um filho com síndrome de Down.

  14. Dayane Fernanda Rodrigues, mãe da Maria Vitoria, que é surda e tem deficiência intelectual, enfermeira, Posgraduada em Libras,  técnica em enfermagem do Centro Psicossocial Infanto-Juvenil, membro do Conselho Municipal da criança e adolescente.

  15. Daniela Karmelli – psicóloga, especialista em desenvolvimento de projetos, especialmente na área da deficiência.

  16. Débora Mascarenhas – psicóloga, psicopedagoga, mestre em Diversidade e Inclusão, especialista em linguagem simples.

  17. Deidmaia Lima - terapeuta ocupacional, responsável pelo grupo de jovens do Crisdown;

  18. Fabi Gadelha - Advogada, profissional de relações governamentais, multiplicadora de direitos humanos;

  19. Fábio Façanha – professor de jiu jitsu do Projeto Lutando pela Inclusão, surdo, tem um irmão com síndrome de Down.

  20. Fausta Cristina – pedagoga, blogueira sobre autismo (Mundo da Milena), tem uma filha com autismo, mora em Londres.

  21. Fernanda Borges - psicanalista, mãe de uma adolescente com síndrome de Down.

  22. Fernanda Santana – presidente da Abraça – Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo e autista.

  23. Fernanda Sodelli – psicóloga, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, desenvolve projetos na área de deficiência, direitos sexuais e reprodutivos, prevenção HIV/IST/AIDS e sexualidade.

  24. Flavia Pereira - professora de Letras Língua Portuguesa, Secretaria de Educação DF, escotista, Coordenadora Especial de diversidade e inclusão dos Escoteiros do Brasil DF, mãe de uma menina com deficiência física e comprometimentos congnitivos.

  25. Flavia Cortinovis – administradora, do Consolidar Diversidade, profissional especializada em emprego apoiado das pessoas com deficiência, tem um filho com síndrome de Down.

  26. Gabriela Laborda – criadora do Chat21 de acolhimento a famílias com filhos com síndrome de Down

  27. Giordana Garcia - policial civil há 20 anos, palestrante, formação em Letras, Pós Graduada em Segurança Pública e Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, Projeto Anjos Parceiros da PMDF para prevenção e enfrentamento da violência sexual em crianças e adolescentes, mediadora de conflitos familiares, mãe de um menino com síndrome de Down.

  28. Gisele Costa - advogada, membro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Defciência, tem uma filha com paralisia cerebral.

  29. Gislane Campos Azevedo – mestre em História Social, autora de livros didáticos, tem um filho com deficiência intelectual.

  30. Gloria Salles - diretora da Associação Carpe Diem, com diversas ações pelo empoderamento de pessoas com deficiência intelectual, tem uma filha com síndrome de Down.

  31. Juliana Righini – assistente social, consultora, mediadora de grupo de autodefensores, jovens com deficiência intelectual e famílias, diretora da ANEA Associação Nacional de Emprego Apoiado.

  32. Karina Figueiredo – assistente social, mestre em política social, coordenadora do CECRIA - Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes e secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

  33. Keise Nóbrega – terapeuta Ocupacional, doutoranda e mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, com pesquisa sobre educação sexual para pessoas com deficiência intelectual.

  34. Kiki Faria – professora de Educação Física especialista em síndrome de Down e em esportes e atividades físicas para pessoas com deficiência, fundadora do Ampliar Movimento e da BIAA - Biblioteca Itinerante dos Amigos da Angel. 

  35. Leandro Ziotto – criador da 4Daddy, ONG de participação paterna na vida dos filhos, integrante dos Grupos de Trabalho "Criança e Adolescente" da Rede Nossa SP, e "Homens pela Primeira Infância" da Rede Nacional Primeira Infância.

  36. Lia Carolina Rossi - jornalista, roteirista e produtora de conteúdo audiovisual para educação. 

  37. Lilian Galvão - psicóloga, Educadora, Especialista em Estudos sobre violência contra crianças e adolescentes, consultora de organismos internacionais.

  38. Lisane Marques Lima – consultora em gestão e desenvolvimento de políticas públicas, assistente social, atuante em assuntos de infância e deficiência.

  39. Lívia Borges – advogada, psicóloga, participou do projeto Anjos Parceidos, da PM do DF, para prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, mãe de uma menina com síndrome de Down.

  40. Lud Lúdica - musicista, educadora física, arteeducadora e multiplicadora de direitos humanos;

  41. Madalena Nobre – professora aposentada da Secretaria de Estado da Educação do DF, primeira presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, ex-membro de diversos conselhos federais de direitos, tem um filho adulto com síndrome de Down e autismo.

  42. Maria Paula Teperino – psicóloga, psicanalista cadeirante, com trabalho voltado para o atendimento especializado em pais com filhos com deficiência.  

  43. Mariana Reade – autora, roteirista, mãe de uma menina com síndrome de Down.

  44. Marília Lobão – psicóloga, ex-funcionária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

  45. Marilza Arcanjo - psicóloga, pedagoga e sexóloga.

  46. Marlene Dias Carvalho – procuradora federal aposentada, membro da Associação Reviver Down, mãe de uma moça com síndrome de Down.

  47. Melina Sales – jornalista, criadora da CaminhaDown DF, mãe de uma menina com síndrome de Down.

  48. Moema Brasil – doutora em ciências do comportamento e mestre em psicologia, vice-presidente do Instituto Ápice Down e psicóloga do Crisdown.

  49. Nancy Pereira da Costa – psicóloga clínica, com especialização em deficiência. 

  50. Patricia Monteiro Lima Chagas – psicopedagoga, mestre em diversidade e Inclusão, terapeuta e pesquisadora, trabalha com jovens e adultos com deficiência intelectual na FAETEC.

  51. Paula Ayub – psicóloga, diretora do Centro de Convivência Movimento, local para acompanhamento de pessoas no espectro autista, especializada em terapia familiar e autismo.

  52. Reinaldo Seriacopi – autor de livros didáticos, tem um filho com deficiência intelectual.

  53. Rita Louzeiro – pedagoga, mulher com autismo e assistente pessoal de autista severo.

  54. Rosana Queiroz - educadora, mãe de uma mulher com síndrome de Down.

  55. Sergio Meresman – psicanalista uruguaio, mestre em saúde comunitária, especialista em desenvolvimento inclusivo, com décadas de experiência em trabalhos com jovens com deficiência e consultor de governos e agências internacionais. Autor de “Es parte de la vida”, guia sobre educação sexual publicada pelo UNICEF.

Ilustrações Rafael Domingos https://www.behance.net/rafdomingos

Designer Cecilia Quental  @c.quental (site e identidade visual)

Diagramação Douglas Silva dhenriquedesign@outlook.com

©Eu Me Protejo 2020
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube