A cartilha "Saliência Comigo Não!" foi criada para orientar crianças e adolescentes de comunidades quilombolas, em especial os Kalungas, sobre o que é violência sexual.
O material alerta sobre situações de risco, oferece informações para ajudar a identificar o abuso ou exploração sexual, e se defender, procurando ajuda.
Para a elaboração da cartilha, foi realizada consulta a diversas pessoas ligadas à comunidade Kalunga sobre o cotidiano, rotina, costumes e vocabulário das crianças e adolescentes.
O texto da cartilha é representativo, mais próximo da realidade vivenciada pela comunidade. Foram utilizadas expressões populares do grupo para promover uma comunicação mais efetiva.
A pesquisa também serviu para embasar as orientações e os exemplos empregados no material.
A linguagem é informal, com versos rimados. A estrutura possibilitou um resultado mais lúdico, com finalidade de despertar o interesse do público infantojuvenil para o qual o trabalho é voltado.
A ideia é de que este material seja usado por adultos - pais, cuidadores, professores, profissionais de saúde - para orientar sobre violência sexual às crianças e adolescentes locais.
Capacitação para professores e integrantes da rede de proteção - Como trabalhar o conteúdo da cartilha com crianças e adolescentes - 19/05/2021
Commentaires