top of page
  • eumeprotejobrasil

"Saliência, comigo não!" Cartilha sobre violência sexual do MP/GO e Live com criadoras da cartilha.

Atualizado: 30 de mai. de 2021


A cartilha "Saliência Comigo Não!" foi criada para orientar crianças e adolescentes de comunidades quilombolas, em especial os Kalungas, sobre o que é violência sexual.


O material alerta sobre situações de risco, oferece informações para ajudar a identificar o abuso ou exploração sexual, e se defender, procurando ajuda.


Para a elaboração da cartilha, foi realizada consulta a diversas pessoas ligadas à comunidade Kalunga sobre o cotidiano, rotina, costumes e vocabulário das crianças e adolescentes.


O texto da cartilha é representativo, mais próximo da realidade vivenciada pela comunidade. Foram utilizadas expressões populares do grupo para promover uma comunicação mais efetiva.


A pesquisa também serviu para embasar as orientações e os exemplos empregados no material.


A linguagem é informal, com versos rimados. A estrutura possibilitou um resultado mais lúdico, com finalidade de despertar o interesse do público infantojuvenil para o qual o trabalho é voltado.


A ideia é de que este material seja usado por adultos - pais, cuidadores, professores, profissionais de saúde - para orientar sobre violência sexual às crianças e adolescentes locais.



Capacitação para professores e integrantes da rede de proteção - Como trabalhar o conteúdo da cartilha com crianças e adolescentes - 19/05/2021




159 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page